Programa de Formação

Percurso

O internato médico é um período de formação que se realiza após licenciatura/mestrado integrado em Medicina e que tem como objetivo habilitar o médico ao exercício da medicina ou ao exercício tecnicamente diferenciado numa determinada área de especialização. A formação específica em Psiquiatria tem a duração de 60 meses (5 anos) e rege-se pela portaria 340/2016 de 29 de dezembro. 

Duração do Internato — 60 meses / 5 anos

1. Estágio de formação em Psiquiatria — 48 meses

Durante toda a área de formação em psiquiatria, os médicos internos devem efetuar Consulta Externa e Serviço de Urgência, com periodicidade mínima semanal.

  • Estágio em Internamento masculino e feminino — 27 meses

  • Estágio em Internamento parcial (Hospital de Dia) — 6 meses

  • Estágio em Perturbações da Adição (alcoolismo e toxicodependências) — 3 meses

  • Estágio em Psiquiatria de Ligação — 3 meses

  • Estágio em Psiquiatria Geriátrica — 3 meses

  • Estágio em Psiquiatria Forense — 3 meses

  • Estágio em Psiquiatria Comunitária e/ou de articulação com Centros de Saúde — 3 meses

2. Estágio em Neurologia — 3 meses
3. Estágio em Psiquiatria da Infância e da Adolescência — 3 meses
4. Estágios opcionais — 6 meses

Cada estágio opcional tem a duração mínima de 3 meses e pode ser efetuado em qualquer uma das áreas ou estágios anteriormente mencionados ou em outras áreas, nomeadamente, reabilitação psiquiátrica, sexologia, perturbações do comportamento alimentar ou psicologia médica.

Locais de Estágio

  • Estágio de Formação em Psiquiatria — Departamentos/Serviços de Psiquiatria de hospitais gerais ou hospitais psiquiátricos, com as seguintes especificações

  • Estágio em Serviços com Internamento masculino e feminino — Serviço de psiquiatria com internamento de ambos os sexos e patologia variada

  • Estágio em Serviços de Internamento Parcial — Serviço de Psiquiatria com internamento parcial (Hospital de Dia)

  • Estágio em Serviços de Tratamento de Perturbações Aditivas — Serviço de tratamento de comportamentos aditivos (alcoolismo e toxicodependências)

  • Estágio em Serviços de Psiquiatria de Ligação — Hospitais Gerais

  • Estágio em Serviços de Psiquiatria Geriátrica — Serviços de psiquiatria com Psiquiatria Geriátrica e/ou em Serviços de psicogeriatria

  • Estágio em Serviços de Psiquiatria Forense — Serviços de psiquiatria com Psiquiatria Forense ou Serviços de Psiquiatria Forense

  • Estágio em Psiquiatria Comunitária e/ou de articulação com Centros de Saúde — Em Serviços de Psiquiatria com Psiquiatria Comunitária e/ou em Centros de Saúde

  • Estágio em Neurologia — Serviço de Neurologia de hospitais gerais

  • Estágio em Psiquiatria da Infância e da Adolescência —Departamentos/Serviços de Pedopsiquiatria ou de Psiquiatria da Infância e da Adolescência

  • Estágios opcionais — De acordo com o respetivo estágio, em serviços com idoneidade formativa mínima para a área em questão

Estágio no Estrangeiro

Estágios EFPT

Já pensaste na possibilidade de fazer parte do internato no estrangeiro? A Federação Europeia de Internos de Psiquiatria (EFPT) tem uma oferta variada de estágios clínicos e científicos com duração de 2 a 6 semanas em mais de 15 países europeus. Podes fazer a tua candidatura num dos dois períodos disponíveis (maio ou novembro). Consulta o site para mais informações.

Visitar Website

Estágios Autopropostos

Desde a sua formação que a APIP tem como objectivo promover a realização de intercâmbios formativos a nível internacional. Na senda deste objectivo, procurámos reunir, junto dos nossos associados, uma lista de potenciais locais de formação a nível internacional em várias áreas da Psiquiatria. Procurámos também pedir aos colegas algum feedback sobre o seu estágio nesses locais.

É importante realçar que a divulgação destes locais não resulta de parcerias estabelecidas pela APIP, mas sim da disponibilidade de colegas mais velhos que tiveram a amabilidade de dar feedback sobre a sua experiência. A APIP não tem forma de garantir que as condições do estágio se mantenham as mesmas, mas julgamos que a identificação dos potenciais locais de estágio no estrangeiro já pode ajudar os associados a tomar uma decisão sobre o local a escolher.

Centre Hospitalier Le Vinatier — Depressão Resistente ao Tratamento
Lyon, França
Visitar Website
Hospital Nicolás Pena — Psiquiatria Comunitária
Vigo, Espanha
Visitar Website
Instituto de Psiquiatria, Hospital das Clínicas — Ambulatório Diferenciado
São Paulo, Brazil
Visitar Website
Chelsea and Westminster Hospital — Psiquiatria Perinatal
Londres, Inglaterra
Visitar Website
Birmingham and Solihull Mental Health — Neuropsiquiatria
Birmingham, Inglaterra
Visitar Website
Aalborg Universitetshospital — Psiquiatria Comunitária
Aalborg, Dinamarca
Visitar Website
St George’s University Hospital — Neuropsiquiatria
Londres, Inglaterra
Visitar Website
The Royal Melbourne Hospital —Neuropsiquiatria
Melbourne, Australia
Visitar Website
Red de Salud Mental de Bizkaia — Primeiro Episódio Psicótico
Bilbau, Espanha
Visitar Website
National Problem Gambling Clinic — Perturbação de Jogo
Londres, Inglaterra
Visitar Website
Centre Hospitalier Universitaire Vaudois — Psicogeriatria
Lausanne,  Suíça
Visitar Website
Sangath (ONG) — Psiquiatria Comunitária
Panjim, Índia
Visitar Website
O que dizem sobre os Estágios
O estágio permite conhecer o funcionamento da Unidade de Reabilitação para doença mental grave e da Equipa de Continuidade de Cuidados. A receptividade das pessoas é elevada. Há flexibilidade de horários. Ponto negativo será a burocracia necessária realizada previamente junto do ministério da saúde espanhol (necessária grande antecedência).
António, Estágio de Psiquiatria Comunitária, Vigo
Foi fácil agendar o estágio, mas sei que ultimamente não tem sido tão fácil. O estágio focou-se muito em perturbações neurológicas funcionais, mas também sintomas comportamentais de doenças neurológicas, perturbações neuropsiquiátricas e avaliação pré/pós-cirurgia de epilepsia. Incluiu consulta e apoio a enfermarias de neuro/neurocirurgia.
Rodrigo, Estágio de Neuropsiquiatria, Londres
Estágio focado no treino e habilitação de não profissionais de saúde no acompanhamento de doentes com esquizofrenia. Integrei um grande projeto de investigação sobre o tema. Destaque para a intervenção multidisciplinar. Excelente acolhimento e orientação da Sangath, apesar de alguma lentidão na comunicação no início do processo.
Rita, Estágio de Psiquiatria Comunitária, Panjim
Ao clicar em "Aceitar", concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo para melhorar a navegação e analisar a utilização do site. Consulte a nossa Política de Privacidade para mais informações.