Associação Portuguesa de Internos de Psiquiatria

Notícias

Títulos

3 de Abril | 2017

Curso de Especialização em Psicoterapia Interpessoal | Nível A

Entre Maio e Junho de 2017 realiza-se o Curso de Especialização em Psicoterapia Interpessoal - Nível A, no Porto. O curso é reconhecido e recomendado pelo Interpersonal Psychotherapy Institute, pela Associação Portuguesa de Psicoterapia Interpessoal e pela International Society for Interpersonal Psychotherapy.

Os sócios da APIP usufruem de 20% de desconto no valor da inscrição.

   Brochura

   Mais informação

maio a junho de 2017
Porto

17 de Março | 2017

Curso de Psicoterapia Cognitivo Comportamental para as Psicoses

Nos dias 31/3 e 1/4 de 2017 realiza-se o 1º curso de Psicoterapia Cognitivo Comportamental para as Psicoses em Lisboa.
As intervenções psicológicas para as psicoses têm tido uma significativa evolução nos últimos anos e o modelo cognitivo-comportamental, específico para estes doentes, é hoje uma intervenção especializada e baseada na evidencia cientifica, recomendada por várias guidelines, como é o caso das NICE no Reino Unido.

Os formadores efectuaram vários cursos e estágios neste modelo, nomeadamente com o Prof. David Kingdon e Prof. Douglas Turkington (no Reino Unido) e têm uma prática clínica nesta área com mais de dez anos.
O curso irá utilizar uma metodologia essencialmente prática e focada em casos clínicos. Pressupõe um estudo prévio por parte de cada formando (inc. dos artigos que serão enviados) e será necessário que cada formando traga uma vinheta com um caso clínico concreto que inclua sintomas psicóticos e que se enquadre nos diagnósticos de esquizofrenia, perturbação esquizoafectiva ou perturbação bipolar.

Este primeiro curso é dirigido a psiquiatras e psicólogos, havendo também abertura a internos de Psiquiatria.
Para inscrições e outras informações: cursocbtp@gmail.com
O numero máximo de inscritos é de 25 pessoas.

   Brochura

31 de março a 1 de abril de 2017
Lisboa

17 de Março | 2017

The Maudsley Mediterranean Forum | 4ª edição

As inscrições para a 4ª edição do The Maudsley Mediterranean Forum estão abertas! O encontro decorrerá na cidade de Palermo, Sicília, de 29 de maio a 1 de junho de 2017.
O encontro é organizado pelo Professor Sir Robin Murray do King’s College London, em parceria com as Universidades de Palermo e Malta. Os preletores serão psiquiatras e professores de reconhecido mérito, que irão apresentar os mais recentes avanços em tópicos chave da Psiquiatria, nomeadamente: perturbações psicóticas, comportamentos aditivos, neuropharmacologia, perturbações do comportamento alimentar, genética psiquiátrica, neuroimagem, competências parentais e psiquiatria da infância e adolescência, gerontopsiquiatria.
O curso é dirigido a psiquiatras, psicólogos clínicos, outros profissionais ligados à saúde mental, bem como a estudantes e internos destas áreas.
Para questões relacionadas com o custo de inscrição (o desconto para internos de Psiquiatria é limitado a 10 inscrições) ou para sugestões de alojamento, poderão contactar:
Dr Nicoletta Giganti : ngiganti@tiscali.it Dr Olesya Ajnakina: olesya.ajnakina@kcl.ac.uk
O período de inscrições termina a 24 de abril 2017.

   Brochura

   Mais informação

29 de maio a 1 de junho de 2017
Palermo, Sicília

24 de Fevereiro | 2017

Curso de Psicopatologia Quantitativa e Avaliação Psicológica

A Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental (SPPSM), com o apoio da APIP, vai organizar o Curso de Psicopatologia Quantitativa e Avaliação Psicológica. Este curso é especificamente dirigido para Internos de Psiquiatria e vai decorrer nos dias 11, 18 e 25 de Março, 8 e 29 de Abril e 6 de Maio de 2017 (sábados entre as 10:00 e as 13:00 horas).

Local: Sede da SPPSM.
Inscrições (até 27 de Fevereiro): 150€ Sócios | 200€ não Sócios.
Secretariado: sppsm.secretariado@gmail.com / Telem.: 962 935 993

   Brochura

   Mais informação

Março a Maio de 2017
Lisboa

1 de Janeiro | 2017

Um pouco da história da APIP

A APIP foi oficialmente constituída em 2005, fruto da vontade crescente dos internos de contribuir com trabalho, energia e uma voz comum para a melhoria da formação em Portugal.

    Sabe mais aqui.